sábado, 23 de maio de 2009

Ecoponto recolhe mais de 16 toneladas de pneus

Mais de 16 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas no meio ambiente de forma irregular em Três Lagoas. Na última semana, o Ecoponto, local de armazenagem de pneus inservíveis, recolheu e encaminhou para destino de reaproveitamento um total de 16,440 toneladas de pneus inservíveis.

Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Secretaria de Saúde, orientou a retirada dos pneus do Ecoponto e armazenagem em um caminhão, trabalho realizado por uma equipe de soldados do Quartel do Exército.

Todos os pneus recolhidos pelo Ecoponto são destinados ao reaproveitamento ou transformados em material para pavimentação asfáltica. Através da reciclagem de forma adequada, o Ecoponto permite que o meio ambiente seja preservado.


“O Ecoponto concede aos pneus inservíveis o destino correto, evitando que os mesmos sejam deixados em terrenos baldios, acumulando lixo, água parada e contribuindo para a proliferação do mosquito da dengue”, explicou o diretor Administrativo da Secretaria de Saúde, Wagner José Chistovam, que acompanhou de perto todo o processo de recolha dos pneus.

Com capacidade de estocagem de aproximadamente 1.800 pneus grandes (de caminhão) ou 15.000 pequenos (carro de passeio), o Ecoponto, somente em 2009, já recolheu e encaminhou ao destino ecologicamente correto 109,09 toneladas de pneus inservíveis.

Ecoponto
Inaugurado pela prefeita Simone Tebet (PMDB) no final do ano de 2007, o Ecoponto possui uma dupla finalidade: conscientizar a população sobre o destino correto de pneus inservíveis e preservar o meio ambiente de possíveis danos que poderiam ser acusados pelo descarte desse material em locais inadequados.

“Com o Ecoponto cumprimos uma dupla missão. Conscientizamos e preservamos. A conscientização nasce a partir do momento em que os proprietários de borracharias, revendedoras de pneus, concessionárias de veículos e outros prestadores de serviços relacionados à utilização de pneus entregam esses pneus diretamente no Ecoponto. Já a questão de preservação do meio ambiente surge a partir do momento em que ocorre o descarte correto desses pneus que na maioria das vezes é feita no meio ambiente, provocando danos à natureza”, detalhou o diretor.

Além da instalação do Ecoponto em Três Lagoas, todo o processo que se segue junto a ele foi realizado por iniciativa da Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde.

“A Administração preocupou-se não somente em criar o Ecoponto, mas também em criar parcerias que possibilitassem dar seguimento a esse trabalho”, ressaltou Wagner, lembrando da parceria firmada entre a o Município e a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (ANIP). A parceria refere-se a assinatura de um termo de cooperação mútua que prevê o recolhimento dos pneus, sendo posteriormente retirados pela ANIP que se responsabiliza em levá-los para a destinação final, ambientalmente adequada, com autorização e licença do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário