sábado, 23 de maio de 2009

Pneus velhos ganham destinação correta

Enfeite no jardim, balanço para as crianças ou celeiro de larvas do mosquito da dengue. Em geral, esses são os destinos mais comuns dos pneus velhos. Um projeto encampado pelas principais fabricantes de pneumáticos do país, em parceria com a prefeitura, pretende, mensalmente, destinar corretamente as cerca de 100 mil toneladas de produtos inutilizados em Guarapuava. O Ecoponto da cidade, responsável pelo recolhimento e encaminhamento de pneus inservíveis, está localizado no bairro Industrial.

A partir da próxima semana, a Secretaria de Meio Ambiente pretende cadastrar os aproximadamente 100 borracheiros existentes no município, a fim de estabelecer a coleta mensal realizada pelo Ecoponto. Também está sendo estudada a implantação do "Ecoponto Itinerante" para recolhimento dos pneus nas residências nos bairros guarapuavanos. Porém, ainda não há cronograma estabelecido.

A intenção é que, ao invés de permanecer por centenas de anos poluindo a natureza, os pneus sejam reaproveitados como, por exemplo, combustível alternativo das indústrias de cimento, ou ainda na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. O projeto é resultado da parceria entre o poder público e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário